Um novo ano começa e outro chega ao seu termo. Podemos pensar com isto que se trata de um movimento circular que não avança, que volta sempre ao mesmo, que não favorece a mudança mas não é disso que se trata. É uma espiral que nos projeta num novo começo e no desejo de deixar para trás velhos hábitos de pensar, de sentir e de agir, aliado à vontade de estabelecer novos objetivos e metas que nos dão novo fôlego e energia.
As resoluções de ano novo são difíceis de cumprir, bem sei. Os estudos indicam que só 15% da população as cumpre, e mesmo assim não a todas. Mas não as fazer deixa o início de um novo ciclo incompleto, pois sem traçar rotas, podemos cair na falácia de navegar sem rumo.
Então sugiro alterar as resoluções, há novas técnicas, novas metodologias para se conseguir chegar a bom porto. Está pronto? Vamos lá!
- 1º passo: Considere as suas intenções: Seja realista;
Coloque a tónica no processo e não nos resultados: dizer “perder peso” é focar-se no resultado, se optar por “comer melhor e de modo saudável, sendo menos sedentário” é o processo que importa e aí é possível ter mais empenho, pois é algo gradual e que até pode trazer bons resultados;
Seja gentil consigo mesmo, tenha Auto compaixão, os estudos indicam que se virmos outros falhar temos mais compaixão com ou outros que connosco próprios, se a meio do caminho fugir da rota traçada, desculpe-se e volte ao caminho.
- 2º passo: Considere diferentes métodos:
as tecnologias hoje são uma mais valia; agora há aplicações para ajudar a cumprir as resoluções: apps de desporto e mobilidade (nike e running); apps de reforçar hábitos positivos e alimentação (way of life; calm e lifesum); deixar de fumar (Quitnow); ser mais produtivo (Todoist); Aprender uma língua nova: (Duolingo); Ler mais (Goodreads); e muitas mais, procure-as, são um importante apoio nos objectivos do novo ano;
Escolha uma só palavra para o novo ano e trabalhe-a ao longo do ano, Muitas pessoas têm abraçado esta tendência de escolher uma palavra para o ano – como respirar, confiar, dançar, voar, aceitar, amar – que encapsula os sentimentos, atitudes e comportamentos que elas desejam ver realizadas nesse ano. Esta palavra pode orientar as suas escolhas e ações ao longo do ano – em vez de definir as expectativas para si mesmo.
- Faça um Vision Board (um quadro que combina colagem de imagens com um mapa mental de objetivos) – Se colocar no Google a palavra Vision Board irá encontrar imensos website com instruções de como fazer um . O Vision Board compila imagens que representam o que mais deseja para si neste ano. É uma ótima maneira de ter um lembrete visual das suas intenções. As imagens de frutas em forma de coração, dança, viagens, afirmações positivas e velas gentilmente podem lembrar-lhe de comer alimentos saudáveis, movimentar o corpo, organizar as finanças, motivar-se e dar tempo para quietude.
As resolução de Ano novo são em última análise sobre crescimento pessoal e aperfeiçoamento. São modos de nos trazer bem-estar físico, psíquico e até mesmo espiritual e social, é uma forma de nos trazer alegria, saúde, paz interior e um search for meaning das nossas vidas.
Saindo e deixando o piloto automático do nosso quotidiano desligado e trazendo a atenção plena, a consciência e compaixão à luz do dia, assumindo plenamente o comando da nossa vida neste ano que se avizinha.
Sem pressão, sem julgamentos (próprios ou aos outros), vivendo em plenitude 366 dias em 2020.
Um Feliz Ano Novo de 2020 a todos!!
Pedro Paulo Duarte - Psicólogo
Psicologia e Psicoterapia crianças, adolescentes e jovens
Comentários