top of page
Buscar

Ansiedade

Foto do escritor: Pedro Paulo DuartePedro Paulo Duarte

A ansiedade é uma emoção normal, experienciada pelas pessoas no seu dia a dia, e caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.


Quando este facto se torna recorrente, acontecendo frequentemente e começa a afectar a sua vida interna, pessoal, ou ocupacional e o mal-estar se torna excessivo, falamos de uma Perturbação de ansiedade (após o devido diagnóstico).


Em Portugal a Ansiedade tem uma prevalência de 16,5%, sendo a Perturbação que mais se revela na população portuguesa.


Esse facto tem também expressividade na nossa clínica, sendo a perturbação que mais trabalhamos com 42% das crianças, adolescentes e jovens que acompanhamos. A ansiedade não surge numa faixa etária especifica, no nosso caso varia desde os 4 até aos 25 anos, mas pode surgir mais cedo e continua pela vida adulta.


Em condições normais, a ansiedade pode ser útil, pois é um processo adaptativo de reacção ao meio ambiente, na medida em que ajuda a identificar situações de perigo e permite uma melhor preparação para as enfrentar. Quando bem controlada, actua sobretudo como estimulante. Em excesso, causa sofrimento desnecessário.


Aprendemos a controlar a ansiedade quando descobrimos os seus "gatilhos". Aquilo que a activa. Desse modo, uma das melhores ferramentas atuais para lidar com os momentos ansiosos é a Psicoterapia.


É possível identificar gatilhos por conta própria ou com o psicólogo ou psicoterapeuta. Às vezes, os caminhos são óbvios, como o consumo excessivo de cafeína, álcool ou cigarro. Outras vezes, eles podem ser menos óbvios. Como um perfecionismo excessivo, ou o medo de errar, ou o medo de ser mal avaliado pelos outros, ou o medo de sofrer e ser exposto ao ridículo...


Tipos de Ansiedade:


Atenção que esta imagem é meramente Informativa, o diagnóstico de Perturbação de Ansiedade tem de ser elaborado por um técnico de saúde mental (médico, psiquiatra, Psicólogo)


A Psicoterapia é um processo que pode ajudar, e muito, os indivíduos que sofrem com ansiedade. A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo.


Baseado em diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que permite falar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamento.

Você e o seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que o impedem de sentir o seu melhor, aumentando o autoconhecimento e a resiliência.


Uma das abordagens bastante eficientes no tratamento de quadros ansiosos é a Terapia Cognitivo Comportamental, que tem uma atuação bastante focal e direta, que é a praticada na nossa clínica. A Transformação pessoal no aqui e agora.




Também Ajuda:


Praticar Actividade física


Praticar meditação


Ouvir música


Manter uma alimentação saudável


Manter-se ocupado


O importante é dar o primeiro passo para vencer a Ansiedade, procure ajuda. Todo o caminho, para ser feito, necessita de um primeiro passo, Dê o seu. E se quiser caminhar sozinho, se calhar chegará mais rápido, mas só acompanhado pode chegar mais longe.





51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page