top of page
Buscar

Baixa Autoestima

Foto do escritor: Pedro Paulo DuartePedro Paulo Duarte

Por vezes não conseguimos explicar o que sentimos, mas sabemos que não estamos bem, a baixa autoestima pode parecer só uma pequena timidez, um ligeiro medo de falhar e um sentimento que tudo é demais para si, mas é um estado que aos poucos e de modo intenso afeta o nosso mundo interno e as nossas relações e que vai deixando uma sensação de impotência e de incapacidade.





O que é baixa a autoestima?


Basicamente, é a opinião que tem de si mesmo. Se essa opinião é positiva e se considera uma pessoa capaz e forte, podemos dizer tem boa autoestima. Se essa opinião sobre si mesmo é negativa e se considera uma pessoa frágil e indefesa, nós dizemos que tem baixa autoestima.

O nível ser alto ou baixo não influencia só nos pensamentos que tem sobre si mesmo, mas também influencia na sua autoconfiança e na sua segurança e nos relacionamentos.


Quais são as consequências da baixa autoestima?


A pior e a principal consequência da baixa autoestima é se isolar dentro da sua zona de conforto. A sua crença de que é uma pessoa incapaz pode criar um ciclo vicioso, que aumenta o número de desistências em todas as áreas da sua vida.

A pessoa desiste de praticar atividade física, porque se acha gorda; desiste de sair com as suas amigas, porque se acha feia; desiste da faculdade, porque sente que está difícil.

Quanto mais desistir de tudo, menos empolgante a sua vida fica. O que sobra é o sofrimento banal do dia a dia. Consequentemente, sem coisas empolgantes para fazerem valer a pena, o sofrimento banal do dia a dia, é impossível viver uma vida feliz.


O que fazer para melhorar a autoestima?


Por muito tempo se acreditou que a melhor solução para aumentar a autoestima fosse pensar positivo. Hoje, a ciência psicológica mais moderna entende que a resposta, na verdade, é agir positivo.

Afinal, se você forma a opinião de alguém com base nas atitudes da pessoa, por que o processo de formar opinião sobre você mesmo não seria igual?

Por isso, o melhor segredo para aumentar a autoestima é aumentar a quantidade de atitudes positivas na sua vida. E atitudes positivas são qualquer atitude que te deixe orgulhoso de si mesmo.

Quanto mais uma pessoa consegue organizar o seu dia, para o encher com pequenas missões que te dão uma sensação de missão cumprida constante, mais vê na prática que é uma pessoa capaz e forte.

Repetir frases positivas para si mesmo no espelho pode até enganar o seu cérebro por alguns segundos, mas são as atitudes novas que vão convencê-lo de verdade!


O segredo é Agir e agir mantendo a mente ocupada, criar ocupação, estar ocupado e manter-se ocupado e promover interações sociais profícuas, libertar-se de pessoas tóxicas, amizades tóxicas, e lidar com pessoas que te façam bem, que dêem retorno positivo e gratificante.


Se precisa de ajuda seja essa ajuda, contacte um psicólogo ou psicoterapeuta, e comece a caminhar rumo à felicidade. Cada jornada começa com um pequeno passo, dê o seu!



Pedro Paulo Duarte - Psicólogo





39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page