Seguindo as orientações das autoridades de saúde e da própria Ordem dos Psicólogos sobre a suspensão das consultas presenciais neste tempo de pandemia por COVID-19, a nossa clínica iniciou a modalidade de consultas não presenciais por um sistema de vídeoconsultas para as nossas crianças, adolescentes e suas famílias. A ideia é ajudar a ultrapassar o momento em que vivemos, mas também dar continuidade aos tratamentos já iniciados, pois o quotidiano foi alterado, mas as problemáticas emocionais e psicológicas persistem, e por vezes até mais agudizadas. Principalmente as questões de ansiedade e depressão.
O que é o sistema de consultas de psicologia ou psicoterapia não presenciais
Os consultas de psicologia não presenciais (online) são uma modalidade relativamente recente de ajuda psicológica que faz uso das vantagens da Internet e das tecnologias de comunicação. A nossa clínica utiliza como principal plataforma de atendimento não presencial as videochamadas que podem ser preferencialmente através do Skype e Zoom, mas que também podemos realizar através do Whatsapp, ou Messenger.
Estes formatos de atendimento são muito próximos da consulta face-a-face permitindo uma comunicação em direto, pela via vocal-auditiva e visual. A principal vantagem deste tipo de consultas é tipicamente ultrapassar impedimentos de deslocamento ao consultório por questões de distância, tempo ou económicas, ou ainda por questões sanitárias e de prevenção, como o momento pandémico que estamos a viver.
No entanto, existe todo um conjunto de outras vantagens e factores a considerar, dependendo da modalidade de comunicação e objectivos do atendimento à distância (ver mais abaixo).
Eficácia dos meios de atendimento à distância
O atendimento à distância tem vindo a expandir-se e a ser sistematicamente estudado cientificamente há mais de uma década. Atualmente a literatura científica tem acumulado evidência que apoia a viabilidade da utilização, em geral, da terapia baseada nos meios de comunicação à distância, com uma eficácia semelhante à terapia convencional (ex., Barak, Hen, Boniel-Nissim & Shapira, 2008).
O atendimento Online por vídeoconferêcia é comprovadamente eficaz em muitas situações. A ordem dos psicólogos também sugere que neste período se altere todas as consultas para não presenciais, e que possam ser realizadas através de telefone ou videoconferências, como plano de contingência; A realização destas consultas deve ter em conta o código deontológico da OPP e manter a privacidade e confidencialidade da díade terapêutica, sem nunca comprometer a privacidade dos actos psicológicos;
Caracterização da vídeoconsulta
O meio mais próximo da consulta in vivo convencional é a vídeoconsulta que noutros contextos se denomina por vídeo-conferência. Permite reproduzir praticamente na integralidade os principais meios comunicacionais pela possibilidade simultânea de ver, ouvir e falar em directo com outra pessoa. Sendo um meio válido de consulta e psicoterapia psicológica. Tem a duração de uma consulta presencial, ou seja, 45 minutos e necessita de um suporte tecnológico, como computador ou tablet, ou na impossibilidade de ambos, um telemóvel, com câmara e acesso à Internet; Após o agendamento, e antes da primeira consulta não presencial, entraremos em contacto telefónico com os pais, no sentido de abordarmos os aspectos práticos da consulta, a sua logística, bem como o consentimento informado para a realização da mesma.
Marcação da vídeoconsulta
As consultas não presenciais tiveram um reajuste nos preços, com uma redução devido à situação actual, cuja tabela já figura no nosso site.
Quem pretender a marcação de consultas não presenciais, peço que entre em contacto connosco, para que se possa fazer o agendamento das mesmas.
Estamos juntos!
Vai tudo ficar bem!
Comments