O Dia Europeu da Depressão assinala-se anualmente a 4 de outubro. O tema deste ano é «Depressão no mundo real e virtual».
Este dia foi criado pela Associação Europeia da Depressão, com o intuito de desmistificar esta doença mental e sensibilizar para a sua prevenção e tratamento.
A Associação Europeia da Depressão, que congrega em si organizações, pacientes e investigadores da área da saúde de 19 estados europeus, é o rosto das iniciativas que se realizam em torno deste tema.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses criou um documento muito oportuno e essencial para se perceber a Depressão, os pensamentos, emoções e sentimentos a ela associados e como afetam a nossa vida. Deixo aqui no site para que possam fazer download e consultar.
A Depressão em Portugal afeta 10% da população, é um número muito expressivo e que nos deve interpelar.
Nas crianças e adolescentes a maior parte dos sinais e experiências de Depressão são semelhantes às dos adultos. Mas também existem algumas diferenças. Por exemplo, as crianças mais pequenas podem revelar tristeza, choro, irritabilidade, comportamentos de dependência, dores sem explicação, recusarem ir para a escola ou perderem peso. Já os adolescentes demonstram, frequentemente, tristeza, irritabilidade, sentimentos negativos de inferioridade e inutilidade, raiva, diminuição do desempenho escolar, sentimentos de incompreensão, utilização de álcool e drogas, comerem e dormirem mais do que o habitual, comportamentos de automutilação e isolamento/evitamento de interacções sociais com família e amigos.
Pedro Paulo Duarte - Psicólogo
Comments