top of page
Buscar
Foto do escritorPedro Paulo Duarte

Diário de Anne Frank em banda desenhada

Deixo aqui em formato digital o diário de Anne Frank em banda desenhada. Uma história intemporal que nos faz pensar e interpelar sobre a humanidade e as relações humanas.


Nesta época de confinamento e isolamento social, a leitura pode e deve ser um modo de manter a nossa mente activa, sendo um dos mais importantes meios para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais rápido para adquirir conhecimento.


Anne Frank também viveu em isolamento forçado, diferente do nosso e com as devidas distâncias, eu sei, mas utilizou o seu isolamento para nos trazer a beleza das suas palavras e a sua visão da humanidade, uma humanidade em queda, mas que mesmo assim ela conseguia encontrar o seu lado bom.


O Diário de Anne Frank pertence ao plano nacional de leitura do 8º ano, mas a versão que aqui vos deixo é uma versão em banda desenhada, que pode ser o mote para a leitura do diário integral.


Recomendo-o a crianças depois dos 10 anos, adolescentes, jovens e mesmo adultos, se nunca leu, comece por esta versão em banda desenhada.


Anne Frank manteve um diário de 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944. Inicialmente, escrevia-o estritamente para si própria. Depois, um dia, em 1944, Gerrit Bolkestein, um membro do Governo holandês no exílio, anunciou numa emissão de rádio a partir de Londres que, depois da guerra, esperava poder recolher testemunhos oculares do sofrimento do povo holandês sob a ocupação alemã, que poderiam ser disponibilizados ao público. Como exemplo, mencionou especificamente cartas e diários.

Impressionada por este discurso, Anne Frank decidiu que, quando a guerra acabasse, publicaria um livro baseado no seu diário. E depois...


Depois é lê-lo, saboreá-lo e deixar-se levar por esta visão única do holocausto e da humanidade. A beleza das palavras de uma adolescente de 13 anos, que nos ensina muito sobre relações humanas, sentimentos, medo, paixões e sobre o ser humano no seu todo.


A versão digital foi-me disponibilizada e está em português do Brasil, peço que a leiam em formato digital, sem qualquer reprodução, cópia ou venda ilegal. As nossas crianças e adolescentes têm hoje acesso aos smartphones, tablets e PC's e o livro pode ser lido em qualquer um desses equipamentos, utilizem-nos.


Carreguem na imagem abaixo e desfrutem de uma boa leitura.






22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page